Um projeto de costura para tempos estranhos

Autora: Débora Schimidt Nardello (Estilista da marca Lusco Fusco)


O isolamento social veio e bagunçou tudo. Me fez questionar muitas certezas e reforçar tantas outras. Tirou a vida do eixo e mudou meu olhar sobre todas as coisas; acho que para todo mundo né? Agora novos caminhos estão sendo traçados, estamos construindo novas formas de nos conectar e a nossa humanidade e criatividade vão encontrar outros jeitos de se expressar nesses novos formatos.


Nessa inevitável realidade de passar mais tempo em casa, tenho visto as pessoas na busca por hobbies, ocupações, cursos, desenvolver novas habilidades ocupar a cabeça, uma nova fonte de renda ou mesmo algo que seja um respiro em meio ao caos. E nessa procura, o feito à mão é um caminho que eu gostaria que muitas pessoas trilhassem pois ele pode ser tudo isso e muito mais. Seja costurar, bordar, fazer crochê, pintar, desenhar, colocar um pouco da gente em algo tangível, fazer de fato, envolver-se no processo, tudo isso nos leva a construir um olhar diferente para esse novo mundo que está sendo gestado atualmente, mesmo que de forma conturbada.


Eu mesma, não só enquanto estilista, mas também enquanto professora de costura e modelagem, estou mergulhando em novos formatos não só para colocar meu trabalho no mundo e me expressar criativamente, mas também ajudar outras pessoas na busca por uma vida mais autônoma nessa história dos fazeres manuais. Ficamos isolados fisicamente, mas como podemos manter o ensino do fazer mesmo à distância?

Desde o início da pandemia tenho experimentado novos formatos com meus alunos: teve live no Instagram, vídeo no Youtube, material gráfico gratuito, aula online…e nesse querer ensinar de outro jeito eu montei um projeto beta de costura e modelagem — carinhosamente chamado de Projeto do Blazer


Como funciona?

É um mini curso em formato experimental pra gente costurar uma peça (o blazer no caso!) Está dividido em 5 vídeo-aulas + material gráfico de apoio. Eu ensino a fazer o molde e costurar o blazer todinho. É feito pra quem já domina a máquina de costura e sabe os paranauês de modelagem (mas não se preocupem, não precisa de altos conhecimentos avançados não). Sei que muita gente tem um pézinho atrás com o online, mas eu juro de coração que carrega todo meu jeito de dar aula presencial e o mesmo cuidado que eu tenho com meus alunos ao vivo.


O investimento no curso é acessível, porque meu maior interesse é que as pessoas se ocupem nesse período tão difícil e possam ter conteúdo de qualidade mesmo em um formato diferente. É a costura do século XXI entrando com o pé na porta na porta hahahahahahhahaha


O tempo de acesso ao curso é 2 anos, e vocês podem ir fazendo no tempo de vocês. Não é necessário pressa, o fazer vem mesmo pra nos lembrar que coisas bonitas levam tempo pra existir. Várias pessoas já embarcaram no curso, mas é igual coração de mãe: sempre cabe mais um.


O acesso ao curso está aqui

Espero de coração encontrar vocês por lá ❤



  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon

Copyright © 2020 por

O Mercado - Estilistas Independentes  

Imagens e textos sujeitos a direitos autorais

Rio de Janeiro/ RJ - Brasil