Terapia Natural - Escalda Pés

Autora: Renata Barros, Naturóloga e idealizadora da Flor de Yary


Excelente aliado para o inverno, o escalda pés é uma das terapias mais simples de se aplicar no conforto do seu lar.


Mas não se engane na simplicidade dele, pois seu poder é imenso! Com uma bacia que caibam seus pés, água quente e um lugar confortável, você pode receber benefícios em todo o organismo. Isto porque os pés possuem inervações que levam estímulos a todo o corpo. É o que nos fala a reflexologia, outra técnica milenar que cabe em outro artigo para explicar as maravilhas dela.


Mas, voltando para o escalda pés... o estímulo que ele leva para o organismo é de relaxamento, mobilização e eliminação de toxinas através da água quente, e se desejar incrementar este estímulo com algo mais pontual ou potencializá-lo, pode adicionar sais e ervas para o fim que desejar (a Flor de Yary possui sais terapêuticos para escalda pés e banhos de imersão, com diferentes combinações de ervas).


Energeticamente, o escalda pés é muito bom para "puxar" a energia densa acumulada ao longo do dia, sem contar que ele ativa o fluxo de energia que circula naturalmente pelo nosso corpo sutil e nos une a Terra e o Céu. Quando estamos estressados, tensos, tristes ou passamos por traumas, este fluxo é bloqueado no que Reich >> pai da terapia corporal << chamou de couraças. Estes bloqueios, quando solidificados, moldam padrões muitas vezes difíceis de mobilizar. Por isso a importância de sempre fazer terapias que mexam no corpo. E o escalda pés neste sentido se torna aquela "água mole em pedra dura".


Uma terapia simples, econômica e fácil de fazer e de introduzir na rotina de casa. Bastam 15 a 20 min com os pés dentro da água morna e você já sentirá a diferença no corpo e na mente.

É verdade que não tem mistério, mas tem dicas importantes para que você tenha êxito completo e não tenha desconfortos após o uso.


Você vai precisar de:

- 1 bacia que caibam seus pés e de uma altura que a água cubra até o seu tornozelo

- água quente o suficiente para cobrir seus pés até o tornozelo (o ideal é que esteja em uma temperatura quente suportável para você)

- uma toalha e um tapete


Arrume um local onde possa se sentar de forma confortável e relaxada. Posicione a bacia em cima do tapete aos pés deste lugar. Deixe a toalha a mão para o final da terapia. Despeje a água quente dentro da bacia e, com cautela, verifique se a temperatura está agradável. Caso esteja muito quente, amorne com um pouco de água fria até que sinta agradável. Coloque seus pés dentro da bacia e certifique se de que a água está cobrindo os por inteiro. Relaxe por 15 a 20 minutos nesta posição.


Você pode deixar uma térmica com água quente ao lado para caso a água esfrie no meio do procedimento. Ao terminar, enxugue os pés com a toalha.


Lembre-se de manter seus pés aquecidos após o escalda pés. É uma terapia profunda, onde todos os seus órgãos foram mobilizados. Se esfriar os pés bruscamente como pisar no chão frio descalço, pode ter

consequências desagradáveis como dor de cabeça ou cólicas por exemplo. Portanto, deixe uma meia ou pantufa por perto.


É importante também durante e após a aplicação da terapia manter o corpo protegido de temperaturas baixas, por isso, se estiver um dia frio, use roupas que te mantenham aquecida.

E para que seu corpo sutil capte toda a mensagem exercida pelo escalda pés, o ideal é que se mantenha em estado meditativo, ou até descanse um pouco ou durma após realizá lo. Assim você potencializa os efeitos recebidos.

Fazendo esta terapia com frequência, cerca de 1 a 2 vezes na semana, você verá algumas transformações no seu cotidiano como relaxamento, bom humor e vitalidade!


Aproveite para fazer deste um momento especial! Sinta o seu coração (literalmente), faça uma meditação, escreva em seu diário, ouça uma boa música, enfim, deixe sua intuição te guiar. O importante aqui é se conectar com seu propósito de cura.


Vale ressaltar que o ideal é usar uma bacia de material não poluente tanto para o planeta quanto para o seu corpo. Existem várias opções como de inox, ágata, cobre, cerâmica, esmaltada, etc. Mas se não tiver ainda uma dessas em casa, faça com a que tem. Importante é fazer e receber os benefícios da terapia.

Copyright © 2020 por O Mercado - Estilistas Independentes  

Imagens e textos sujeitos a direitos autorais

Rio de Janeiro/ RJ - Brasil