Jogos de Tabuleiro contribuem para diminuir a ansiedade nessa quarentena

Autor: Akemy Prestini - Ríza Artefatos de Madeira


O ano de 2020 mal começou e já foi preciso se adaptar ao cenário que o Covid19 nos trouxe. Estamos todos em casa há mais de 2 meses e a ansiedade já bateu à porta para muita gente. Quem tem crianças ou idosos em casa durante esse período, se vê em uma situação ainda mais afunilada quando o assunto é distrair e passar o tempo.

Segundo uma pesquisa encomendada pela OMO, realizada em mais de 10 países, 64% dos pais acreditam que seus filhos não brincam tanto quanto deveriam. Isso porque as famílias têm passado muito tempo em frente a TV, celulares e computadores o que causa não só uma ansiedade e uma distorção da infância, mas também, um distanciamento entre os familiares.

E é aí que os Jogos de Tabuleiro têm contribuído positivamente, pois incentivam o convívio familiar de uma forma tranquila, além de trabalharem o raciocínio lógico, a coordenação motora, a atenção e concentração e muitas outras partes do cérebro. De acordo com especialistas, as relações humanas e trocas afetivas são fundamentais para a construção da personalidade da criança e que ela precisa conviver, conversar e ter acesso a essas interações. Portanto, uma ótima saída para fortalecer esses vínculos em tempos de quarentena são os jogos, já que são momentos em que todos relaxam, dão risadas, interagem e estimulam a criatividade.



Os idosos também saem ganhando com os jogos! Para eles é muito indicado pois trabalha a atenção, linguagem, o raciocínio para resolução de problemas e planejamento. O centro de Neurologia da UFRJ explica que, durante o jogo, acontece um estímulo de diversas áreas do cérebro, incluindo as áreas responsáveis pela visão e pela memória, o que é muito positivo para nós nessa idade.


E para os adultos a conversa é a mesma: sair um pouco da internet e se desligar, por uma horinha que seja, da televisão realizando uma atividade diferente, como jogar um jogo de tabuleiro é muito positivo! Isso porque, enquanto você joga, seu corpo libera um hormônio chamado ocitocina, que está associado à ligação e coesão familiar e ao desenvolvimento de empatia.

Confira 5 jogos clássicos que a Ríza Artefatos separou para você levar em conta na hora de escolher o seu:

Jogo da Velha

Sim, o próprio! Tido como um jogo para crianças, na verdade o Jogo da Velha trata-se de um jogo de raciocínio lógico, que auxilia no desenvolvimento da coordenação motora, lógica, raciocínio matemático, atenção e concentração, antecipação, dentre outras habilidades. Incrível, né?

Resta Um

Que tal elevar a dificuldade do jogo um pouco mais? O Resta Um é 100% de raciocínio lógico e coordenação motora. Quando você começa a jogar não quer mais parar até conseguir deixar apenas uma peça no tabuleiro.

Quebra-Cabeça Numérico

Ótimo para idosos, no Quebra-Cabeça Numérico nós trabalhamos a visão, a memória e a coordenação motora ao arrastar as peças para formas a sequência correta. O tamanho do Quebra-Cabeça é que define sua dificuldade: alguns são do número 1 ao 5, outros até o 8, mas pode chegar até 15!

Tangram

Vamos colocar a criatividade em dia? No Tangram com apenas 7 tans (o nome das peças nesse jogo), podemos formar várias figuras diferentes usando todas as peças sem sobrepô-las. Segundo a Enciclopédia do Tangram é possível montar mais de 5000 figuras, imagina o tanto de criatividade e diversão!

Senha

Já ouviu falar nesse jogo? Ele era o queridinho da década de 70: publicado em 1971, o jogo vendeu mais de 50 milhões de tabuleiros em 80 países, tornando-se o mais bem sucedido novo jogo da década. Nunca foi tão apaixonante descobrir uma senha, enquanto você trabalha seu raciocínio lógico, atenção e concentração, antecipação, dentre outras habilidades.


Gostou de algum? A Ríza Artefatos revive a marcenaria tradicional, produzindo jogos clássicos a partir de madeiras brasileiras de alta qualidade, que vão passar de geração em geração! Confira esses e outros jogos no nosso site: www.rizaartefatos.com.br

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon

Copyright © 2020 por

O Mercado - Estilistas Independentes  

Imagens e textos sujeitos a direitos autorais

Rio de Janeiro/ RJ - Brasil