Copyright © 2017 por EI! - Estilistas Independentes  |  Imagens e textos sujeitos a direitos autorais

Mostrar Mais

O MERCADO

"Evento voltado para o impulsionamento da moda/arte autoral, focado em pequenos produtores, designers, artistas e estilistas independentes, entendendo que o incentivo do comércio justo traz benefícios sociais, culturais e econômicos para cidade."

Criado em novembro de 2010 “O Mercado” é um dos principais eventos cariocas para fomentação do comércio justo e criativo focado no pequeno produtor, tendo abrigado mais de 1.500 marcas autorais de vários estados nesse período.

 

Até o final de 2018 foram realizadas 50 edições na cidade do Rio de Janeiro e 2 na cidade de São Paulo, tendo o evento já passado por grandes casas como: FarUp, Casa de España, Clube Israelita Brasileiro, Sede do Clube Fluminense, Solar das Palmeiras, Club Homs e IAB/RJ. 

O incentivo do contato direto de quem cria com o consumidor final, desde o início do projeto, fez com que o evento fosse um dos pioneiros no movimento do “questionamento do consumo” onde o cliente se sente mais parte do processo a partir do momento que entende seu papel incentivando cadeias mais justas de produção. Ao mesmo tempo incentiva a qualidade de vida, o fazer artesanal e a preocupação no menor impacto possível ao meio ambiente.

“O Mercado” tem curadoria de suas idealizadoras: Clarissa Muniz e Je Muniz.

Produção e Curadoria

"O Mercado" foi idealizado e é produzido por Clarissa Muniz e Je Muniz, que também são responsáveis pela curadoria e comunicação/mídia do evento.

O sobrenome em comum é uma coincidência do destino. Uma é florianopolitana (Je) e a outra capixaba (Clarissa), filhas de costureiras, possuem, cada uma, sua própria marca (o que lhes incentivou a criar um evento feito "pelos olhos do expositor"), já participaram de feiras em vários estados e se preocupam em estar presente em cada etapa da produção do evento tal como no dia de sua realização, o que permite uma relação mais próxima dos expositores e clientes.

CLIPPING
Desde o seu início para cá já foram mais de 1.000 citações em publicações das mais diversas mídias: jornais e revistas (impressos e online), sites, blogs, redes sociais, agendas de eventos, cadernos de bairros, entre outros. Já estivemos em capas de cadernos, na home de sites como Veja Rio e O Globo e fomos citadas por dezenas de influencers digitais.
Aqui fizemos um resumo desses anos :)