acessórios

MARIA CARU

Este nome veio das minhas memórias de infância. Nasci e cresci em Feira de Santana. Entre idas para Santo Amaro da Purificação e para Euclides da Cunha, amava espiar a vegetação, em especial os Mandacarus que dão belos frutos e flores.

O meu avô cultivava e chamava-a de Mãe do Sertão. Por quê nos altos períodos de seca onde pouco se cultivava, servia para adubar o solo seco e alimentar os poucos animais que criávamos. O mais belo era observar os diversos pássaros da região caatingueira alimentando-se dos frutos.

Eu cresci com o som da máquina de costura de minha mãe de criação. Pegava cada sobra para fazer minhas roupinhas de boneca e ajudava também na seleção dos retalhos para fazer tapetes. A minha avó materna fazia cestos de palha, sempre usando o que a natureza nos oferecia. Venho de uma família de artesãos. Primeiro a costura, depois o crochê e por último os bordados.

A marca nasceu em 2013 por conta da perda de uma irmã na luta contra um câncer. Ela estava grávida. Conseguiu levar a gestação até os setes meses. Então nasceu o Gilson, o meu sobrinho. Eu fiquei com ele. Estava desesperada por não dar conta de criá-lo sozinha, tinha que sair para trabalhar e o fato de deixá-lo com outras pessoas ou na creche era horrível. Então, ouvi uma amiga que falou que meus bordados eram lindos e que eu tinha que ter uma marca que representasse os meus produtos. Comecei assim. Como não tinha recursos para comprar material, fui numa costureira próxima a minha casa e peguei os retalhos. Comecei a costura: fazia moldes de bolsas de mão e outras coisas. As peças são quase únicas, são todas feitas de tecidos de reaproveitamento, não uso couro ou material sintético, faço garimpos nas fábricas de estofados, nas lojas de tecidos ou recebo as amostras da coleção anterior e das costureiras locais. Uso o fio de malha que também é de reaproveitamento da Indústria Têxtil. As peças estampadas são feitas por mim usando a estamparia manual feitas com carimbos.

Seleciono cada pedacinho de tecido com muito carinho para criar novas!

Sou Tatiane Flamengark, estudante de Pedagogia. Estudei Design de Interiores e Visual Merchandising na Escola de Moda do Porto, em Portugal. Faço tudo sozinha: da criação a finalização de cada peça. Dou curso de bordado e crochê de fio de malha.

+ Informações:

✳️ Envio, via Correios, para todo país

✳️ Tenho serviço de entrega gratuita na minha cidade

✳️ Toda minha embalagem é de papel ou tecido, não faço uso de plástico

✳️ Não utilizo insumos de origem animal

✳️ Aceito pagamento através de cartão de crédito online

✳️ Você pode parcelar suas compras através do cartão de crédito

✳️  Minha marca é 100% feminina! Comandada e com mão de obra feita por mulheres

✳️  Sou mestre e ensino meu trabalho/técnica

✳️  Todas as compras são acompanhadas de um brinde

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon

Copyright © 2020 por

O Mercado - Estilistas Independentes  

Imagens e textos sujeitos a direitos autorais

Rio de Janeiro/ RJ - Brasil